sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cataplanas... Doces!

Há um ano atrás, passeava eu por Tavira, quando descobri uma lojinha, de comércio tradicional, a vender cataplanas. Não aos preços exorbitantes a que se vende em Lisboa! Quase parece que estamos a comprar ouro! Mas a preços acessiveis, ao preço justo.

Como sou fã de cataplanas comprei uma gigantesca (para 6 pessoas) e três pequeninas para doces. Nunca tinha visto cataplanas tão pequeninas e comecei logo a magicar mil e uma sobremesas fantásticas que aqui podiam ser feitas...

Mas os dias foram passando e a inspiração foi-se perdendo e as cataplanas foram arrumadas no armário... Longe da vista, longe do coração. Que é o mesmo que dizer que não me voltei a lembrar delas...

Como ultimamente tenho feito algumas cataplanas salgadas, reencontrei as cataplanas pequeninas no fundo o armário e decidi pôr mãos à obra e a imaginação a funcionar... E saiu esta delicia...

Quando pensamos que as coisas boas já não podem ser melhoradas... Acontecem destas surpresas fantásticas...

______________________________________

Creme burle com alfazema e laranja

[serve 4 cataplanas]




Ingredientes:

- 50 gr de leite meio gordo

- 290 gr de natas

- 4 gemas

- 1 colher de sopa de sumo de laranja

- 3 flores de alfazema

- raspa de ½ laranja

- 75 gr de açúcar

- açúcar mascavado qb




Preparação:

Coloque o leite e metade das natas no copo da Bimby e programe 5 minutos, 100º, velocidade 1. Retire e adicione a raspa e o sumo de laranja, bem como uma bola do chá com as alfazemas lá dentro para ir libertando o aroma. Reserve.

Coloque no copo a borboleta e coloque no copo o açúcar e as gemas e bata 4 minutos, 47º, velocidade 3. Programe mais 1 minuto, velocidade 3 e vá juntando, aos poucos pelo bocal da tampa da Bimby, o leite aromatizado reservado para que não cozam as gemas repentinamente.

Deixe arrefecer e quando estiver totalmente frio adicione as restantes natas bem frias.

Encha as cataplanas até ¾ da sua capacidade e disponha-as, abertas, num tabuleiro de forno com água. As cataplanas irão cozer durante 45 minutos a 160º.

Depois de arrefecer, coloque no frigorífico pelo menos 3 horas. Espalhe açúcar por cima (usei açúcar mascavado aromatizado com flores de alfazema) e queime com um maçarico, ou um ferro próprio, minutos antes de servir.




Alternativa de Preparação:

Coloque o leite e metade das natas ao lume. Deixe levantar fervura. Retire e reserve, mas adicione uma bola do chá com as alfazemas lá dentro para ir libertando o aroma e a raspa e o sumo de laranja.

Bata o açúcar com as gemas até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione aos poucos o leite aromatizado reservado para que não cozam as gemas repentinamente.

Quando a mistura estiver totalmente arrefecida junte as restantes natas bem frias.

Encha as cataplanas até ¾ da sua capacidade, feche e disponha-as num tabuleiro de forno com água. As cataplanas irão cozer durante 45 minutos a 160º.

Depois de arrefecer, coloque no frigorífico pelo menos 3 horas. Espalhe açúcar por cima (usei açúcar mascavado aromatizado com flores de alfazema) e queime com um maçarico, ou um ferro próprio, minutos antes de servir.

______________________________________

 

3 comentários:

  1. Que sobremesa deliciosa, ficou com um excelente aspecto!
    Eu ando á imenso tempo à procura é de um queimador desses, mas todos os que encontro são caríssimos!

    ResponderEliminar
  2. Que delicia de fotografias!
    Deve ter ficado maravilhoso!

    ResponderEliminar
  3. Luisa eu paguei 25€ pelo meu no corte inglês... Não foi dos sítios mais caros. Acho ferro mais 'sujo'...
    Luísa e Joana esta sobremesa ficou divinal...bem sou suspeita porque adoro leite creme e semelhantes... Mas este toque melhorou e muito!

    ResponderEliminar