quarta-feira, 9 de maio de 2012

Vinho, Alho & Coentros

Para comermos bem, nem sempre precisamos de inventar a roda... Há alguns sabores que estão mais do que testados e aprovados... Claro que podemos e devemos sempre fazer novas experiências, nem que seja para irmos variando as refeições do dia-a-dia. Mas há dias em que simplesmente não temos tempo para improvisos ou não temos inspiração... E nestes dias, fazemos comidas simples, mas que nos enchem a alma...

Gosto muito da combinação de porco com vinho, alho e coentros... É daquelas combinações milenares que resultam sempre. Não há como falhar...

Num destes dias, por distracção, descongelei bifes de Peru... O destino natural seria em panados, mas não tinha tempo e pensei "porque não fazer um molho de vinho, alho e coentros?" E assim foi... Confesso que estava um pouco céptica, mas gostei do resultado final. E fez-se num instantinho!

______________________________________________________

Bifes de Peru com alho e coentros

[serve 2 pessoas]

Ingredientes:

- 4 bifes de peru granditos, as finos

- 8 dentes de alho

- 1 folha de louro

- 50 gr de coentros (+ ou - uma mão cheia)

- azeite qb

- Sal qb

- alho em pó qb

- 200 ml de um bom vinho branco (+ ou -)

- 1 colher de café de mostarda com grãos (utilizo Savora)

Preparação:

Tempere os bifes com sal e alho em pó. Descasque os alhos e pique miudinho. Deite numa frigideira com um fio de azeite e deixe ganhar um pouco de cor. Junte os bifes e deixe alourar de ambos os lados. Se o alho começar a ficar muito passado, retire.

Quando os bifes estiverem cozinhados retire. Deite um pouco mais de azeite na frigideira, se necessário. Adicione os alhos, se entretanto os tiver retirado. Junte o vinho e a mostarda e deixe reduzir um pouco... Se quiser um pouco mais de molho, adicione um pouco mais de vinho. Junte os bifes e desligue o lume. Junte os coentros picadinhos e rectifique temperos.

Nota: acompanhei com esparguete integral.

______________________________________________________

 

Sem comentários:

Enviar um comentário