quarta-feira, 2 de maio de 2012

Refeição XL

O que fazer quando recebemos visitas em casa?! Sim podemos entrar em pânico, mas, para quem gosta de cozinhar como eu, é um daqueles momentos por que ansiamos sempre - cobaias fresquinhas!

Gosto especialmente de poder divagar, experimentar novos sabores. Mas guardo sempre este meu lado imaginativo para as entradas e sobremesas, garantindo algo mais tradicional para o prato principal. Afinal, quero que os convivas venham mais vezes :-)...

Para sobrar mais tempo para os devaneios culinários, opto quase sempre por pratos de forno. Daqueles que se tempera em três tempos e cozem lentamente no forno. Este lombo de porco veio já preparado pelo João no talho. Temperei-o e coloquei-o no forno. Mas a meio a minha filhota resolveu dar o seu contributo - teve algum tempo sozinha no nosso jardim, tempo suficiente para me dizimar alguns canteiros de ervas aromáticas que acabei por juntar ao assado. Cá por casa nada se estraga, tudo se transforma!

___________________________________________

Lombo de porco no forno com ervas

[serve 6 pessoas]

Ingredientes:

- 1,5 kg de lombo de porco com bacon

- 12 cebolinhas

- 12 dentes de alho

- 1 kg de batatas pequenas com casca

- 2 cenouras grandes

- 8 cogumelos bancos ou castanhos

- azeite qb

- 2 dl de vinho branco

- 5 hastes de alecrim

- tomilho seco (+ ou - 1 colher de sopa)

- salvia qb

- tomilho qb


Preparação:

Lave bem as batatas e dê um golpe em cada uma delas. Descasque as cebolas e metade dos alhos. Num tabuleiro de forno regue o fundo com azeite e disponha uma cama de alecrim onde vai colocar o lombo de porco. Em torno coloque as batatas e as cebolinhas. Junte os dentes de alho que não foram descascados e que irão cozer com a pele.

Corte a cenoura em pedaços não muito pequenos. Lave os cogumelos e corte em quartos. Junte ambos às batatas. Tempere de sal e tomilho seco, generosamente e lamine os restantes alhos por cima da carne e legumes. Regue com o vinho e mais azeite. A meio da cozedura, se necessário, junto um pouco mais de ambos.

Termine com folhas de salvia e tomilho fresco picadas grosseiramente.

Leve ao forno a 180° cerca de hora e meia. Corte a carne apenas no momento de server para que não seque demasiado.

___________________________________________

 

2 comentários:

  1. Olá
    tá uma pequena grande maravilha
    parabens é de continuar
    eu já divulgo aos clientes o blog
    joão do talho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só tu João! Obrigado por me servires tão bem! Só tu para me pores a fazer tantas receitas de carne :-)

      Eliminar