Avançar para o conteúdo principal

.

Para um chá.

Lá por casa continua a haver limões que nunca mais acabam. Não há fome que não dê em fartura e se antes tinha de os comprar, agora o meu amigo José B. vai trazendo da horta do pai às pázadas… Isto significa que a saga das receitas com limão não tem, nos próximos dias, fim à vista…

Como as previsões para este fim-de-semana não são as melhores, diria que é melhor ir buscar novamente o bule e fazer um cházinho para acompanhar este bolo. Digamos que fazem uma dupla mais que perfeita.

Da próxima vez que repetir (sim, porque este é daqueles bolos que vou repetir muitas vezes) não farei o glacé. Para quem gosta de sabores menos intensos, diria que basta o bolo com o xarope, e ainda se poupam umas calorias largas… Porque apesar do tempo, ainda há esperança de que volte o calor… E é preciso cabermos no bikini.

_____________________________________


Bolo de limão com sementes de papoila

[serve 8 fatias]




Ingredientes:

Para o bolo

- 95 g de manteiga

- 240 g de açúcar em pó

- raspa de 1 ½ limão

- 25 g de sementes de papoila (+ um pouco para finalizar)

- 165 ml de leite meio gordo

- 235 gr de farinha fina da branca de neve

- 2 colheres de chá de fermento em pó

- 3 claras de ovo




Para o xarope de limão

- raspa fina e sumo de 1 limão (usei 65 gr)

- 50 gr de açúcar em pó

- 50 ml de água




Para o glacé de limão

- 250 gr de açúcar em pó

- sumo de 1 limão (usei 50 gr)




Preparação:

Pré-aqueça o forno a 170º. Barre uma forma de buraco com manteiga e polvilhe com farinha. Coloque um recipiente por cima da tampa da Bimby e pese a farinha. Reserve.

Coloque 540 gr (240 + 50 + 250) de açúcar no copo da Bimby e programe 1 minuto, velocidade 9. Retire e reserve.

Coloque a borboleta no copo. Adicione as claras e programe 3 minutos, 37º, velocidade 3 ½ (não coloque o copinho na tampa). Utilizei claras congeladas, por isso, tirei-as do congelador e dei alguns toques de turbo até desfazer e depois então segui os restantes passos. Reserve as claras batidas em castelo.

Mantendo a borboleta, coloque a manteiga, o açúcar, a raspa de limão e as sementes de papoila no copo da Bimby e programe 2 minutos, velocidade 3. Programe mais 1 minuto, velocidade 2 e adicione pelo bocal da tampa, aos poucos, o leite. Programe mais 2 minutos, velocidade 3 e junte aos poucos a farinha e o fermento pelo bocal da tampa. Retire a borboleta e adicione as claras batidas em castelo, fazendo movimentos com uma espátula de baixo para cima, para não tirar o ar.

Coloque na forma untada e leve ao forno por 30 minutos.

Entretanto faça o xarope. Coloque todos os ingredientes ao lume e deixe ferver. Mexa e deixe apurar cerca de 10 minutos ou até que reduza a quantidade de líquido e fique em xarope.

Quando retirar o bolo do forno, pique-o ligeiramente e verta o xarope por cima. Deixe arrefecer ligeiramente na forma antes de o tirar para arrefecer.

Para o glacé, põe colocar todos os ingredientes no copo da Bimby e programar 1 minuto, velocidade 6.

Quando o bolo estiver frio coloque-o no prato de servir e deite o glacé por cima e decore com sementes de papoila.




Alternativa de Preparação:

Pré-aqueça o forno a 170º. Barre uma forma de buraco com manteiga e polvilhe com farinha.

Bata as claras em castelo e reserve.

Num recipiente bata a manteiga, o açúcar, a raspa de limão e as sementes de papoila até que a massa fique homogénea (pode utilizar uma batedeira eléctrica). Adicione, aos poucos, o leite e mexa mais um pouco até incorporar. Junte aos poucos a farinha e o fermento peneirados, continuando a bater. Adicione as claras batidas em castelo, fazendo movimentos com uma espátula de baixo para cima, para não tirar o ar.

Coloque na forma untada e leve ao forno por 30 minutos.

Entretanto faça o xarope. Coloque todos os ingredientes ao lume e deixe ferver. Mexa e deixe apurar cerca de 10 minutos ou até que reduza a quantidade de líquido e fique em xarope.

Quando retirar o bolo do forno, pique-o ligeiramente e verta o xarope por cima. Deixe arrefecer ligeiramente na forma antes de o tirar para arrefecer.

Para o glacé, misture os ingredientes muito bem até que estejam ligados (a mistura deve ficar grossa mas suficientemente líquida para ser vertida).

Quando o bolo estiver frio coloque-o no prato de servir e deite o glacé por cima e decore com sementes de papoila.

_____________________________________

Adaptação da receita de 'bolo de limão e sementes de papoila' do livro 'Confeitaria Hummingbird'.

_____________________________________

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic