sábado, 5 de maio de 2012

Paella aldrabada. Olé!

Conhecem aquela sensação de experimentar um prato típico, por que tanto ansiávamos, e depois ficarmos desiludidos? Assim é a minha experiência com paellas... Já experimentei em Espanha e fora de Espanha e não consigo deixar de achar que é um prato demasiado gorduroso.

A minha frustração vai mais longe, porque chego a idealizar um sabor e quando as expectativas são elevadas, muito dificilmente serão ultrapassadas...

Pois bem, já que nunca consegui encontrar uma paella que me satisfizesse, resolvi eu própria aventurar-me a fazer uma... Claro está que vou variando os ingredientes, dependendo das vontades e de quem se senta à mesa. Mas a minha pequena come como se não houvesse amanhã, o que para mim é razão mais do que suficiente para partilhar esta receita convosco... É daquelas receitas que repito vezes sem conta, mesmo nos dias de azáfama, já que é rápida de fazer e a garantia de uma refeição bastante agradável. Espero que gostem!

________________________________________________

Paella de frango com frutos do mar

[serve 4]

Ingredientes:

- 1 cebola

- 1 alho francês

- 250 gr de peitos de frango

- 225 gr de arroz agulha/vaporizado (1 chávena)

- 4,7 dl de água (2 chávenas)

- 100 gr de delicias do mar

- amêijoas (opcional)

- camarões (opcional)

- 1/4 de pimento vermelho

- 1/4 de pimento verde

- 100 gr de ervilhas congeladas

- azeite qb

- sal qb

- meio limão

- salsa qb

- 1 colher de sopa rasa de açafrão das Índias

Preparação:

Corte o peito de frango em tiras (strogonoff) e tempere com sal e sumo de limão. Reserve.

Descasque a cebola e pique fininha. Corte o alho francês em rodelas, lave em água e escorra. Corte o pimento vermelho em tiras fitinhas, lave e reserve.

Numa frigideira anti-aderente larga coloque azeite e adicione o frango. Deixe fritar até ganhar cor e reserve. Junte um pouco mais de azeite se necessário e junte a cebola e o alho francês. Quando estiverem moles, junto açafrão e deixe libertar o aroma cerca de 2 minutos. Junte o arroz lavado e deixe fritar um pouco.

Volte a introduzir a carne, adicione o camarão e as amêijoas (caso queira, eu não pus desta vez) e as ervilhas congeladas. Regue com água a ferver, tempere de sal e deixe cozinhar por 10 minutos (20 minutos se utilizar arroz vaporizado). Vá mexendo ocasionalmente com um garfo e perto do fim do tempo junte os pimentos e as delicias do mar.

O arroz é suposto ficar soltinho e sequinho. Salpique com salsa picada e enfeite com gomos de limão.

________________________________________________

Receita baseada numa receita de paella que saiu na Saberes&Sabores de Setembro de 2008.

________________________________________________

 

Sem comentários:

Enviar um comentário