segunda-feira, 7 de maio de 2012

Memórias de infância...

Uma das minhas memórias culinárias de infância transporta-me aos tempos em que almoçava no refeitório da escola... Nem sempre a comida era má, mas havia uma refeição que esperava sempre com alguma ansiedade - lulas com puré! Adoooooooorrrrrrro lulas com puré e no refeitório faziam-nas muito bem! Eventualmente porque apuravam a manhã inteira, eram feitas 'a desejo', como se diz no Alentejo... A minha avó também as fazia assim, bem apuradinhas... É uma recordação que me deixa bastante saudosa.

Sempre gostei de pratos com molho, estufados, guisados e companhia... Companhia do pão, está claro! A minha filha herdou este meu gosto e é vê-la de pão na mão sempre na expectativa de ver se o comer tem ou não molho... Nem preciso dizer que assim que pus esta paparoca na mesa, foi vê-la a devorar pão com molho, lulas e arroz (puré não passa nos requisitos da minha princesa). Para uma mãe, que ainda por cima adora cozinhar, não há apreço maior... Há refeições felizes...

____________________________________________

Lulas estufadas

[serve 4 pessoas]

Ingredientes:

- 2kg de lulas congeladas (usei lulas por limpar)

- 2 cenouras

- 1 cebola

- 1 folha de louro

- 3 dentes de alho

- 12 tomates

- 6 colheres de sopa de polpa de tomate

- 150 ml de vinho branco

- azeite qb

- sal qb

- coentros picados qb



Preparação:

Corte a cebola e o alho em pedaços pequeninos e coloque num tacho com azeite qb e o louro a refogar. Quando estiver mole, adicione o tomate cortado em pedaços pequeninos, sem sementes (se não lhe apetecer tirar as sementes junte um colher de chá de açúcar para cortar a acidez) e a polpa de tomate. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos. Adicione a cenoura cortada em meias luas.

Adicione as lulas (limpas e sem pele) e o vinho e tempere de sal a gosto. Deixe cozinhar em lume brando cerca de 45 minutos. O objectivo é as lulas cozerem e ao mesmo tempo o molho apurar. É um tempo indicativo, vá verificando a cozedura e se necessário adicione um pouco de água e/ou aumente o tempo. Rectifique os temperos se necessário.

Sugestão: sirva as lulas com arroz branco ou puré, polvilhadas com coentros picados.

____________________________________________

 

Sem comentários:

Enviar um comentário