segunda-feira, 14 de maio de 2012

Mais memórias de infância... Comida de conforto.

A minha comida preferida é o arroz de atum! Como é que alguém tão apaixonado pela comida pode gostar de algo tão simples e genuíno? Não sei, mas desde sempre me recordo de comer este prato, fosse como prato principal, fosse como acompanhamento.

Esteve presente à mesa nos bons e maus momentos. Fosse porque a azáfama dos dias não permitia fazer algo mais demorado, fosse como pitéu tão desejado e pedido como acompanhamento de uns salgados ou peixe frito. De tal forma, que nunca tendo cozinhado antes, no dia em que diagnosticaram à minha mãe cancro da mama, eu resolvi tentar fazer este prato, já que ninguém estava com cabeça para cozinhados... Soube bem, confortou e deu energia positiva para lutar.

Partilho hoje convosco, sem pretensões... Comida simples, genuína, daquela que nos deixa um sorriso parvo na cara e uma sensação de alma cheia!

________________________________________

Arroz de Atum

[serve 3 pessoas]

Ingredientes:

- 3 latas de atum em azeite

- 1 cebola média

- 2 dentes de alho

- 1 folha de louro

- 250 gr de tomate maduro

- 5 colheres de sopa de polpa de tomate de compra

- 1 medida de arroz (200 gr)

- 2 medidas e meia de água (500 gr)

- azeite qb

- sal qb

- 1 mão cheia de salsa

Preparação:

Pique a cebola e o alho miudinhos e coloque num tacho com a folha de louro e azeite. Deixe refogar um pouco até a cebola ficar mole. Junte o tomate cortado em pedaços pequenos (sem pele, nem sementes) e a polpa de tomate. Deixe apurar cerca de 5 minutos.

Junte a água e deixe ferver (pode aquecer a água num fervedor e juntá-la para ser mais rápido). Junte o arroz lavado e deixe cozer por 9 minutos. Mexa ocasionalmente com um garfo.

Quando faltar cerca de 3 minutos para o fim do tempo, junte o atum escorrido. Sirva polvilhado com salsa picada.

________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário