sexta-feira, 11 de maio de 2012

Francesinha desmanchada!

Como sportinguista que sou, devia estar quietinha no meu canto e não fazer qualquer menção ao Porto e aos seus símbolos... Mas é mais forte do que eu... Vi os festejos do bi-campeonato conquistado e imediatamente me lembrei das francesinhas... É estranho alguém que não gosta grandemente de carne, gostar de francesinhas... Claro está, que retiro tudo o que são carnes e como o ovo, o pão, o molho, o queijo e as batatas! Sou uma gulosa, é o que é!

Ainda assim, por falta de tempo, organizei a ementa semanal deixando de fora as ditas... Mesmo com Bimby, é necessário algum tempo para fazer este manjar, e é algo que não vou ter na próxima semana...

Com a avaria do frigorifico combinado na semana passado e a respectiva sobrecarga da arca vertical, decidi que na ementa semanal devia fazer opções que ajudassem a esvaziá-la...

Lembrei-me então que tinha visto uma caixinha de molho de tomate e era fantástico fazer uns bifinhos de frango com tomate e azeitonas... No entanto, quando a caixinha descongelou, percebi que não continha molho de tomate, mas molho de Francesinha!! E agora?? Não há pão em casa e o molho não chega... Tenho dois peitos de frango, que ia cortar em bifes, mas mais nenhuma carne!? E não tenho tempo para grandes improvisos!

Quase me senti num daqueles concursos dos canais de TV de cozinha em que há caixas mistérios e se tem de fazer um prato com os ingredientes que lá estejam dentro! Honestamente? A prova foi mais que superada! Lá por casa adoramos e acho que não volto a fazer uma Francesinha... Já que até retiro grande parte do seu conteúdo :-)! Prefiro esta alternativa!

___________________________________________

Peitos de frango gratinados com molho de francesinha

[serve 2 pessoas]

Ingredientes:

- 2 peitos de frango

- 2 fatias de queijo cheddar

- 2 fatias de fiambre de porco (usei fumado do pingo doce)

- 100 gr de mozzarela

- 300 gr de molho de francesinha* descongelado (+ ou -)

- 4 tiras/fatias de bacon

- sal qb

- 2 colheres de chá de ervas de provence

- azeite qb

Preparação:

Tempere os peitos de frango com sal e ervas de provence (não abuse do sal porque o molho já tem bastante).

Numa frigideira anti-aderente coloque um fio de azeite e aloure os peitos de frango. Adicione os quadrados de bacon (compro o bacon em peça que depois vou cortando à medida que preciso, pode optar por duas fatias de bacon). Deixe os peitos só o tempo necessário para ganhar cor, já que ainda vão ao forno acabar de cozinhar e não convém ficarem muito secos. Abra ao meio, sem separar totalmente e reserve.

Coloque o molho de francesinha* já descongelado num tacho, junte um pouco de água (cerca de 50 a 100 ml, adicione aos poucos porque é variável) e deixe ferver para voltar a ter a consistência certa.

Recheie cada peito de frango com uma fatia de queijo e uma fatia de fiambre. Prenda com um palito e coloque por cima o bacon.

Pré-aqueça o forno a 200º.

Coloque os peitos de frango num pirex, verta o molho* por cima e coloque queijo mozzarela por cima para gratinar.

Leve ao forno até a mozzarela derreter e ganhar alguma cor (cerca de 20 minutos).

* Molho de Francesinha

Claro está que pode fazer esta receita com molho de francesinha feita no momento. A receita que utilizo é inspirada na que está publicada no blog da Susana Gomes aqui. Esta receita deu para duas francesinhas (que comi numa outra ocasião) e sobejou 300 gr que congelei e utilizei nesta receita).

Ingredientes:

- 2 dentes de alho

- 1 cebola média

- 1 pedaço de linguiça (tamanho do dedo mindinho)

- 40 gr de azeite

- 1 folha de louro

- 1 pacote de sopa de rabo de boi

- 250 gr de polpa de tomate

- 1 colher de sopa de molho inglês

- 1 lata de cerveja

- 150 gr de vinho branco

- 30 gr de maizena

- 125 gr de água

Preparação:

Coloque a cebola, os dentes de alho e a linguiça no copo da Bimby e programe 6 segundos velocidade 3 e 1/2. Junte o azeite e programe 7 minutos, 100°, velocidade 1.

Adicione todos os ingredientes, excepto a maizena e a água e programe 20 minutos, 100º, velocidade 1.

Junte a maizena e a água e programe 5 minutos, 100º, velocidade 3.

Retire a folha de louro e programe 1 minuto velocidade 9 (vá, progressivamente, velocidades 3, 5, 7 e 9 para evitar salpicos e queimaduras).

Alternativa de preparação:

Pique a cebola, o alho e o bocadinho de linguiça e coloque num tacho a alourar, juntamente com o azeite.

Adicione todos os outros ingredientes, excepto a maizena e a água, e deixe levantar fervura. Deixe que incorpore ligeiramente.

À parte, misture a maizena em água morna e junte então ao molho, mexendo sempre até que este engrosse.

Retire a folha de louro e triture tudo com a varinha mágica.

___________________________________________

 

Sem comentários:

Enviar um comentário