sábado, 12 de maio de 2012

Está aberta a época dos piqueniques...

Com a chegada do calor, enchem-se as matas de aficionados dos piqueniques. É ver a descarregar as arcas frigorificas, os sacos de carvão e as grades de minis e a criançada toda divertida por passar um dia ao ar livre.

Eu adoro fazer piqueniques, ainda que, com muita pena minha, não tenha daqueles cestos românticos com pratos, talheres e copos, que custam para cima de uma fortuna! Adoro criar novos pratos, diferentes dos tradicionais que se trazem nestas ocasiões. Gosto de surpreender e ser surpreendida. Sou gulosa de coisas diferentes, petiscos improváveis, mas que sejam facilitadores da tarefa de comer em pratos de plástico com talheres de plástico ou simplesmente... à mão!

Pelo aniversário do blog cravo e canela foi lançado um desafio de criarmos um prato para um piquenique e imediatamente me lembrei desta salada/crepe! Já a utilizei algumas vezes para ocasiões deste género e tem sido bastante apreciada. Seja na variante salada, seja disfarçada em crepe, é uma mistura de sabores que casa bem e que não precisa de temperos!

Agora, só falta o bom tempo e reunir os amigos e/ou família.

_____________________________________

Salada/Crepe de Frango, alho e maçã com croutons de tomilho

[serve 4 pessoas]

Ingredientes:

- uma alface média

- 2 peitos de frango cortados em bifes

- 8 dentes de alho

- 50 gr de milho (usei congeladas)

- 50 gr de ervilhas congeladas

- 200 gr de queijo parmesão ralado

- 2 fatias de pão alentejano ou outro

- 1 mão cheia de nozes

- 3 colheres de sopa de miolo de pinhão

- 1 mão cheia de passas

- 1 maçã com casca

- meio pepino

- 6 tomates cereja

- meio limão

- azeite qb

- cebolinho qb

- sal qb

- 2 colheres de chá de tomilho seco

Para os crepes (rendeu 4 crepes, mas depende do tamanho da frigideira):

- 1 colher de sopa de azeite

- 125 gr de farinha

- 250 gr de leite

- 1 ovo

- sal qb

- azeite qb

Preparação:

Tempere os bifes de frango de sal e tomilho seco. Coloque um tacho com as ervilhas e o milho a cozer com um pouco de sal. Corte o pão em cubos. Lamine os alhos. Lave a alface, escorra bem e corte em juliana. Corte a maçã em cubos pequenos, com casca, e esprema um pouco de sumo de limão por cima para não oxidar. Corte o tomate em 4. Descasque o pepino e corte em cubos pequenos.

Coloque um pouco de azeite numa frigideira anti-aderente e core os bifes de frango de ambos os lados (não passe demais para não ficarem secos). Retire, desfie e reserve.

Na mesma frigideira coloque um pouco mais de azeite e junte o alho laminado até ganhar cor. Retire e reserve.

Junte os cubos de pão e polvilhe-os com tomilho seco. Deixe absorver o azeite e ganhar cor. Reserve.

Agora que todos os ingredientes estão preparados, decida se irá fazer crepes ou salada. Eu optei por fazer ambas!

Para a salada: disponha numa saladeira, em camadas, metade de cada um dos ingredientes - a alface, o milho e as ervilhas escorridas e arrefecidas, o pepino, o tomate, o frango desfiado, o alho laminado, os croutons, cebolinho picado, as nozes grosseiramente picadas, as passas, o pinhão e a maçã. Por fim, polvilhe generosamente com parmesão ralado (que irá dar sabor à salada, tornando desnecessário tempero suplementar como vinagrete ou outros).

Para os crepes: num liquidificador (utilizei a Bimby) coloque todos os ingredientes e misture bem (programei 15 segundos, velocidade 6). Numa frigideira anti-aderente passe um guardanapo untado com azeite em toda a superfície. Faça os crepes. Divida os ingredientes em 4 porções (ou mais se a massa render mais crepes) e distribua pela mesma ordem que colocou as camadas na salada, terminado com o parmesão ralado. Enrole bem e corte ao meio para ser mais fácil de comer.

_____________________________________

 

6 comentários:

  1. Lembro-me muito bem de uma vez - há mais de um ano atrás - aparecer à tua porta quase de improviso e ser brindada com crepes com frango, salada e croutons. À noite quando fecho os olhos ainda lhes sinto o gosto. Eram mesmo bons!

    ResponderEliminar
  2. Tinha alguma esperança de que te lembrasses! Que bom que gostaste. Agora já podes repetir em terras De sua majestade!

    ResponderEliminar
  3. É uma salada/crepe versátil e fantástica. Espero que goste Mary!

    ResponderEliminar
  4. Tanto em salada comp em crepe devem ser uma delicia
    Muito obrigada pela tua participacao
    Bjnhos

    ResponderEliminar