segunda-feira, 28 de maio de 2012

Especiarias indianas

Por vezes há dias em que estamos inspirados. Quando fiz este peru, posso dizer, que estaria num desses dias… Não me apetecia simplesmente assá-lo, apetecia-me algo diferente… Olhei para os tubos de ensaios onde tenho as especiarias e não me ocorreu nada. Foi quando encontrei no fundo do armário uma embalagem de uma mistura de especiarias que comprei numa loja indiana (mas que também já vi à venda na área internacional do Jumbo).

Resolvi experimentar, mas confesso que estava à espera de algo com uma cor vermelho intenso e fui surpreendida com uma cor a cair para o verde. Ainda olhei à procura da validade, mas como não encontrei, resolvi acreditar que aquilo só poderia ser mesmo assim e experimentar. :-)

Posso dizer-vos que não me lembro de comer um peru assado tão bom… Cá por casa quase não sobravam os ossos, hehehe. Tenho a sensação que vamos passar a comer mais vezes peru.

_______________________________________________

Perna de Peru no forno com Tandori Masala

[serve 2]




Ingredientes:

- 2 pernas (couto) de peru (ou outra parte que prefira)

- 1 cebola média

- 3 dentes de alho

- 2 folhas de louro

- 3 hastes de coentros

- 1 colher de chá de sal (usei marinho)

- 2 colheres de chá de tandori barbeque masala

- 5 cogumelos

- 1 cenoura grande

- 1 batata grande

- 50 ml de vinho branco

- azeite qb

- sal qb




Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Coloque numa assadeira um fio de azeite. Lave bem a carne e verifique se não tem penas.

Corte a cebola às rodelas e os alhos em lâminas e coloque a cebola no fundo da assadeira.

Num robot de cozinha, coloque as folhas de louro, os coentros, o sal e o tempero masala. Pique bem. Espalhe esta mistura por ambas as pernas de peru.

Corte os cogumelos em quatro. Corte a cenoura em rodelas. Corte a batata em cubos grandes. Disponha os legumes na assadeira em torno da carne. Coloque os alhos laminados por cima, regue com um fio de azeite e com o vinho branco.

Leve ao forno cerca de 1 hora e meia ou até ver que a carne está cozinhada, bem como os legumes. A meio do tempo volte a carne.

__________________________________________

5 comentários:

  1. :) Até eu já comia ! Ficou com um excelente aspecto!

    beijinho e boa semana :)

    ResponderEliminar
  2. Ficou divinal, acho que repito em breve! Obrigado Cris pela visita!

    ResponderEliminar
  3. Vai ser este o meu jantar de hoje! Depois digo-te como correu. :)

    ResponderEliminar
  4. Já me esquecia de postar aqui o resultado: http://bit.ly/13pTxRY

    Adorei o sabor e o cheiro a tandoori que ficou pela casa.

    ResponderEliminar