quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ervas aromáticas

Tem um beiral de janela disponível? Uma varanda ou marquise? Um jardim? Qualquer cantinho ao ar livre serve para ter um vaso ou outro com ervas aromáticas.

Seja salsa, coentros, manjericão ou hortelã, verá que vale a pena e não necessita de grande manutenção. E é incomparável o cheiro e sabor das ervas acabadas de colher.

Para quem tenha pouco espaço, jardins verticais podem ser a solução. Pode colocar em altura os módulos que pretender de acordo com o espaço disponível. Há em diversas cores. Pode também reciclar latas de feijão ou outros recipientes, não necessitando de fazer um investimento significativo e com certeza terá hipótese de personalizar como entender.

Para plantar, siga as instruções nas embalagens que podem ser compradas nas lojas da especialidade. Em alternativa pode comprar já em vaso nos supermercados (zona dos legumes) ou estufas e replantar num espaço um pouco maior. Basta um pouco de sol e água e rapidamente terá resultados. Uma dica, não misture ervas 'invasoras' com outras ervas. A hortelã, por exemplo, deve ser plantada sozinha.

Se tiver crianças em casa, peça-lhes ajuda na plantação e na manutenção diária. Vão adorar a tarefa e vão ficar fascinados ao ver as sementes germinar!

A panóplia de ervas aromáticas é gigantesca e a sua utilização permite reduzir a quantidade de sal na alimentação, para além de um aroma inconfundível. Use e abuse! E poupe! Já viu o preço do kg da salsa/coentros, por exemplo, nas grandes superfícies? Veja e faça as contas.

Que ervas escolher? Deixo sugestões:

- salsa

- coentros

- manjericão

- tomilho

- hortelã pimenta

- hortelã menta

- sálvia

- alecrim

- órgãos

- cebolinho

- proejo

- hortelã da ribeira

- estragão

- segurelha

- serpão

- louro

- manjerona

Outras ervas que pode plantar:

- cidreira

- Lúcia lima

- erva limeira (chá príncipe)

_____________________________________

As primeiras três fotos não são minhas, cheguei a elas através de uma pesquisa num motor de busca de internet. As restantes fotos são dos meus canteiros.

_____________________________________

 

1 comentário:

  1. Gosto imenso de ervas aromáticas e costumo cultivá-las. Já comprei algumas sementes, ma so tempo não tem estado bom para sementeiras.
    bjs ~Zezinha

    ResponderEliminar