quinta-feira, 10 de maio de 2012

Chegou a Primavera...

Com sol tudo corre melhor. Não aprecio demasiado calor, mas adoro um bom dia de sol! Parece que a energia é outra e a nossa pré-disposição para a vida é diferente.

Nem acredito que há 2 dias atrás chovia 'a desejo', copiosamente para ser mais precisa! Andei eu a suspirar pelos cantos, à espera de um arco-íris no horizonte e agora este dia fantástico!

Por falar em arco-iris, a pedido da minha amiga Carla M. deixo aqui a receia do meu Bacalhau Arco-iris. Costuma ser sucesso nas festas de amigos e há muito que estava prometida a receita deste bacalhau fantástico, colorido e delicioso.

_________________________________________

Bacalhau Arco-íris

[serve 2 pessoas]

Ingredientes:

- 100 gr de cenoura ralada (3 cenouras + ou -)

- 160 gr de batata palha

- 200 gr de bacalhau desfiado (+ ou - 1 posta grande)

- 1 cebola grande

- 2 dentes de alho

- 1 folga de louro

- 150 gr de espinafres

- 1 mão cheia de coentros

- 100 gr de miolo de camarão 80/100 (18 + ou -)

- 100 gr de queijo parmesão ou Gran Padana

- azeite qb

Para o bechamel:

- 300 gr de leite

- 30 gr de farinha

- 20 gr de manteiga

- sal e/ou pimenta e/ou noz moscada qb

Preparação:

Faça o bechamel colocando todos os ingredientes no copo e programando 8 minutos/90º/velocidade 4. Reserve.

Sem lavar o copo, coloque 1 litro de água (até à primeira marca do copo) e coloque na varoma a posta de bacalhau e os espinafres. Programe 15 minutos/varoma/velocidade 2.

Reserve os espinafres e limpe a posta de bacalhau de espinhas e peles. Reserve o bacalhau. (na versão alternativa não cozo o bacalhau e os espinafres)

Com o copo limpo e bem seco, coloque as cenouras cortadas em pedaços grandes, sem casca, e rale na velocidade 5/5 segundos. Reserve.

Deite no copo (não necessita lavar) uma cebola às rodelas e os dentes de alho em lâminas com um fio de azeite e a folha de louro. Programe 10 minutos/varoma/velocidade 1.

Junte a cenoura, os espinafres, os coentros picadinhos, o bacalhau e o bechamel no copo. Programe 1 minutos e meio/100º/velocidade 1.



Junte a batata palha e metade do queijo parmesão ralado e programe 3 minutos/100º/velocidade 1.

Disponha num pirex, polvilhe com o restante queijo parmesão ralado e leve ao forno a 200º por 20 minutos ou até ficar dourado.




Alternativa de preparação:

Corte a cebola às rodelas e o alho miudinho e coloque num tacho com azeite e a folha de louro. Deixe refogar cerca de 5 minutos ou até ficar a cebola transparente. Junte a cenoura ralada e o bacalhau desfiado (pode optar por comprar já desfiado). Junte os espinafres bem lavados e secos e deixe reduzir (cerca de 2 minutos). Junte 10 camarões e os coentros picadinhos e mexa. Desligue o lume.

Prepare o bechamel. Coloque a manteiga e a farinha num tacho e deixe cozinhar, para cozer a farinha. Junte o leite e mexendo sempre, deixe ferver. Rectifique de temperos (sal e/ou pimenta e/ou noz moscada).

Pré-aqueça o forno a 200º.

Adicione o molho bechamel à mistura de ingredientes anterior e 50 gr do queijo parmesão ralado. Mexa, rectifique temperos se necessário e coloque num pirex de forno. Cubra com o restante queijo parmesão e os 8 camarões restantes. Leve ao forno por 20 minutos ou até ganhar cor.

Nota: Esta receita é para duas pessoas. Caso queiram maior quantidade é só dobrar/triplicar/quadriplicar a receita. É uma óptima receita para colocar na marmita.

_________________________________________

 

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá amiga, vais amar! Depois da-me feedback...

      Eliminar
  2. Até eu que sou nabo na cozinha consegui fazer um brilharete, tive ajuda da minha mulher... nomeadamente para me alertar quando adicionar a batata palha (falta indicação na versão alternativa)

    ResponderEliminar