terça-feira, 15 de maio de 2012

Caraíbas em terras de Sua Majestade.

Desde que lancei a primeira receita no site que tenho amigos seguidores que me vão dando as suas opiniões e partilham comigo algumas receitas! Uma das maiores fãs do meu blog é a minha amiga Joana M. que está longe, algures por terras de sua majestade... Tenho imensas saudades dela, mas lá longe consegue estar muito presente e partilhou esta receita que aprendeu num workshop de cozinha... Claro está que me enviou as especiarias e tudo pelo correio e assim que as recebi não resisti a experimentar... E a aprovar!

Seja como for, não é por aí que seja impeditivo de fazer esta maravilha... Podem sempre substituir pelas especiarias em pó da vossa preferência. A técnica em si de utilizar o iogurte é fantástica e confesso que estou cheia de vontade de fazer com novos temperos.

Obrigado pela partilha amiga.

_________________________________________

Frango com especiarias e arroz caribenho

[serve 4 pessoas]

Ingredientes:

Para o frango
- 4 peitos de frango (ou outras partes que prefira)
- 2 iogurtes gregos não açucarados
- 1 colher de sopa de tempero caribenho (Jerk*)
- azeite qb
- brotos de alho francês** (opcional!)
Para o arroz
- 1 lata de leite de coco
- 1 lata de água
- 1 lata de arroz basmati (não encha até cima)
- 1 colher de chá de sal (usei marinho)
- cebolinho qb
- 1 mão cheia de feijão vermelho

Preparação:

Misture o iogurte com o tempero até estar bem ligado. Passe os peitos de frango por esta mistura de iogurte e leve a uma frigideira anti-aderente bem quente (não necessita de gordura). O objectivo é selar a carne e fazer com que o sabor do iogurte e das especiarias adiram ao frango. Quando a carne estiver tostadinha de ambos os lados, coloque num recipiente de forno e programe 220º, 20 minutos (para terminar a cozedura).

Entretanto prepare o arroz. Coloque o leite de coco e uma medida de água num tacho e deixe ferver. Adicione uma colher de chá de sal e junte o arroz lavado. Deixe cozinhar cerca de 8 minutos e mexa ocasionalmente para não pegar no fundo. Findo o tempo adicione o feijão e cebolinho picado a gosto.

Sirva os peitos de frango com o arroz e adicione, caso tenha, uns brotos de alho francês** para contrabalançar o sabor forte das especiarias (especialmente pimenta).

* a composição deste mix de especarias, em tracos gerais, é o seguinte: açúcar mascavado, pimenta da Jamaica, pimenta preta, sal, cebola, tomilho, canela, sementes de aipo, cravinho em pó, noz moscada e salsa.

** para ter brotos de alho francês basta colocar numa tigela um pouco de algodão húmido com algumas sementes de alho francês, muito semelhante ao feijão que plantávamos na escolinha nos nossos tempos de criança. Demora cerca de 1 semana a ter tamanho para ser comido. É indescritível o sabor…

_________________________________________

 

Sem comentários:

Enviar um comentário