terça-feira, 1 de maio de 2012

Amigos da Marmita

Num destes dias um amigo pediu-me, assim como quem não quer a coisa, para publicar mais saladas no blog, nem sabia que ele era seguir :-)... Todos os dias levava o almoço de casa e preparava saladas, por ser mas rápido e ao mesmo tempo saudável... Mas queria variar.

Como já tinha programado fazer uma saladinha no fim-de-semana, foi a desculpa que precisava para arregaçar as mangas e pôr mãos à obra.

Para mim as saladas têm de ser muito mais do que alface... Sou gulosa, sim é verdade! Mas honestamente não me sinto saciada quando me servem saladas sem alma/conteúdo. Talvez contribua o facto de não gostar de alface... Acho que não sabem a nada!

Principalmente quando as saladas são o prato principal e não um acompanhamento, considero-me generosa no que diz respeito aos ingredientes que junto...

Dado que recentemente também passei a ter a oportunidade de poder levar o almoço para o trabalho, sem duvida que esta será ,muitas vezes, uma das minhas refeições de Verão.

Carlos C. espero que gostes. Tem sabores fortes, mas já sabes que podes juntar/omitir os ingredientes que desejares, ao teu gosto.

_______________________________________

Salada de pêra, queijo azul e nozes


Ingredientes:

- alface roxa (ou outra)

- uma mão cheia de rúcula

- 3 pêras cortadas em gomos

- 3 colheres de sobremesa de açúcar

- meio limão

- nozes qb

- passas qb

- queijo azul a gosto (usei 50 gr)

- 2 colheres de sopa de azeite

- 1 colher de sopa de vinagre de cidra

- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico

- 1 colher de café de mostarda com grãos (usei da Savora)

- sal qb


Preparação:

Lave a alface e seque bem. Corte em tiras finas (juliana). Coloque numa taça. Junte a rúcula lavada e seca. Junte as nozes partidas gosseiramente e as passas na quantidade que desejar. Junte o queijo azul esfarelado.

Corte as pêras em gomos e esprema meio limão por cima para não oxidarem. Polvilhe com o açúcar e passe numa frigideira anti-aderente para caramelizarem ligeiramente (se preferir pode usar a pêra não cozinhada saltando este passo). O objectivo é só ganhar um pouco de cor e apurar mais o doce da fruta. Não demora mais de 3 a 4 minutos.

Deixe a pêra arrefecer um pouco e junte à salada.

À parte junta-se numa tigela o azeite, os vinagres, a mostarda e o sal a gosto.

O molho deve servir-se à parte com a salada, para não 'cozer' a alface.

Nota: Quem pretender levar a salada para o trabalho, sugiro que leve a pêra num recipiente à parte e juntar no momento. O tempero pode levar num fresquinho e juntar na altura.

_______________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário