domingo, 27 de maio de 2012

Amarelo... Limão!

Quando ouvi falar, pela primeira vez, em Lemon Curd pensei “que raio é isso?” Depois de descobrir o que era, fartei-me de rir já que tinha feito inúmeras vezes, sem saber! Desmistificando, para quem ainda não sabe que palavrão é este, não é mais do que um ‘doce’ de limão… aveludado. Um doce que leva ovos, manteiga e leite, quase como o recheio de uma tarte de limão merengada… É muito idêntico!

Com a Bimby aprendi a fazê-lo na perfeição, já que se aguenta mais de 2 semanas no frigorífico sem se estragar.

Com o livro ‘Velocidade Colher’ da Susana Gomes, aperfeiçoei a arte de fazer Lemon curd, já que é a receita que mais utilizo.

A aplicação mais natural, aqui por casa, é em iogurtes. O que sobra é normalmente comido ou à colherada ou entre duas bolachas Maria.

Pois desta vez, não tinha os ingredientes todos, faltava-me ovos e leite meio-gordo… E com a pressa acabei por verter, para o copo da Bimby, alguns ingredientes em maior quantidade do que a receita original pede… Criei, por isso, uma nova receita de Lemon Curd… E não é que correu bem! Deu lugar a um Lemon Curd mais suave e que resultou muito bem nuns iogurtes líquidos fantásticos. Fica a receita, caso queiram experimentar.

________________________________________

Lemon Curd



Ingredientes:

- 150 gr de açúcar amarelo

- Casca de 1 limão (só parte amarela)

- 70 gr de sumo de limão

- 60 gr de manteiga

- 70 gr de leite magro

- 2 ovos

- 2 gemas



Preparação:

Coloque no copo da Bimby o açúcar e a casca de limão e programe 15 segundos, velocidade 9. Adicione a manteiga, o leite e o sumo de limão e programe 1 minuto, velocidade 2 para misturar bem.

Junte os ovos e as gemas e misture 10 segundos, velocidade 4.

Programe 7 minutos, 80º, velocidade 2.

Deixe arrefecer e guarde no frigorífico num frasco esterilizado (pode colocar o frasco cerca de 1 minuto na temperatura máxima do micro-ondas).



Alternativa de Preparação:

Misture bem os ovos, as gemas, o leite, o açúcar e a manteiga. Adicione a raspa e o sumo de limão e cozinhe em lume brando, mexendo constantemente até engrossar.

Deixe arrefecer e guarde no frigorífico num frasco esterilizado (pode colocar o frasco cerca de 1 minuto na temperatura máxima do micro-ondas).

Nota: Este ‘doce’ pode ser utilizado em iogurtes líquidos (ver receita aqui) ou sólidos (faça um iogurte natural açucarado e coloque duas colheres de chá deste doce no fundo de cada copinho).

Pode ainda servir de recheio a bolos, tartes e tortas.

Ou simplesmente ser comido à colher.

________________________________________

Baseado na receita de Lemon Curd do Livro 'Velocidade Colher'.

________________________________________

 

2 comentários:

  1. A receita de lemon curd que costumo fazer não leva leite, e leva só 3 ovos inteiros. Além disso, leva 250 gr de açúcar, raspa de 2 limões e sumo de 1, e 75 gr de manteiga (costumo pôr um bocadinho menos). Também pode ser feita na bimby, mas cá em casa gostam mais quando faço no fogão...

    ResponderEliminar
  2. Tenho de experimentar a sua reçeita! A minha pipoca não pode consumir lactose...

    ResponderEliminar