sexta-feira, 6 de abril de 2012

Uma capicua e o regresso a casa.

Depois de três dias em viagem, para festejar os 44 anos do meu marido no dia 4 do 4 (Abril), chegamos a casa! É bom passear, sair da rotina, mudar de ares e de gentes! Mas é tão bom regressar ao nosso ninho e principalmente à nossa comida!

Adoro comer, petiscar, provar! E quando vou de viagem vou carregada de expectativas de encontro de paladares diferentes, novos sabores e produtos que me surpreendam o palato! Nestes três dias a percorrer o litoral alentejano e com poiso em Sagres e num agro-turismo em Odemira, confesso que foram muitas as desilusões e muita a vontade de regressar aos paladares familiares.

É muito ingrato visitar locais turísticos em época baixa... A oferta é pouca, a qualidade deixa a desejar e não consigo deixar de me sentir roubada com alguns dos preços praticados...

Chegada a casa e na eminência da hora de jantar, resolvi fazer algo simples, que me reconfortasse o corpo e a alma, com um certo toque e aroma alentejano... Porque apesar de tudo, a paisagem deslumbrante e os bons momentos desta escapadinha deixaram saudade...

______________________________________________

Creme de cenoura com coentros e queijo de cabra

[serve 3 pessoas]


Ingredientes:

- 250 gr de batata

- 250 gr de cenoura

- 1 cebola pequena

- 2 dentes de alho

- 1200 gr de água

- sal qb

- azeite qb

- queijo de cabra duro

- 2 pés de coentros


Preparação:

Coloque a batata, cenoura, cebola, alho, água, sal grosso a gosto e 5 gr de azeite (mais ou menos) no copo da Bimby e programe 25 minutos, varoma, velocidade 1. No fim do tempo, passe a sopa (progressivamente velocidade 3, 5 e 7 durante 1 minuto) e rectifique de sal. Deixe repousar uns segundos para evitar queimaduras. Sirva e coloque por cima os coentros picados e uns cubos de queijo de cabra duro. Coloque, para finalizar, um fio de azeite de boa qualidade.


Alternativa de preparação:

Coloque num tacho ao lume a batata, cenoura, cebola, alho, água, sal grosso a gosto e um pouco de azeite. Quando os legumes estiverem tenros, retire do lume e passe com a varinha mágica com movimentos ascendentes para que o creme fique bem cremoso. Rectifique de sal e sirva com os coentros picados e uns cubos de queijo de cabra duro. Coloque, para finalizar, um fio de azeite de boa qualidade.

______________________________________________

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário