sábado, 14 de abril de 2012

Um passeio em Aljezur...

Na semana passada, em passeio, fizemos o percurso entre Sagres e Zambujeira do mar... Apesar do Inverno nos ter acompanhado, já que apanhámos muito frio e chuva, confesso que fiquei surpreendida com muitas das paisagens percorridas... Especialmente a praia da Carrapateira e Aljezur...

Aproveitei a passagem por Aljezur para comprar batata doce. Há quem palmilhe novos destinos e traga como lembrança souvenirs ou artesanato local... Eu procuro comida, produtos da região... Chega a ser uma doença! Mas por vezes encontro verdadeiras preciosidades e estas batatas doces já têm o seu destino traçado. Vão dar, com certeza, lugar a alguns belos pitéus! Este foi apenas o primeiro... Promete!


__________________________________________

Pala-pala de Batata Doce

[serve 3]


Ingredientes:

- 3 batatas doces médias (não muito finas)

- sal qb

- óleo de girassol qb


Preparação:

Descasque as batatas. Com a ajuda de uma mandolina (caso não tenha pode fazer à mão) corte rodelas finas. Coloque óleo suficiente numa frigideira e deixe aquecer bem. Coloque as batatas a fritar até ficarem douradas/estaladiças. Retire, escorra num prato com papel absorvente e tempere com sal refinado.

Nota: estas batatas foram feitas para acompanhar o caril de lulas que fiz, em conjunto com o arroz basmati... Existem inúmeros pratos de carne ou peixe em que o casamento pode ser perfeito.

__________________________________________

2 comentários:

  1. Eu adoro batata doce seja de que forma for. Lembro-me que quando era miúda a minha mãe fritava batatas doce assim ou mesmo em palitos para acompanhar carne assada :D

    ResponderEliminar
  2. É fantástico não é Liliana? Algo simples e rápido mas que faz toda a diferença!

    ResponderEliminar