segunda-feira, 9 de abril de 2012

Um molotof em forma de torta...

A minha mãe é a maior fã do meu Molotof. Feito com caramelo acabadinho de fazer e coberto com doce de ovos. Huuuummm... De tal forma que é presença assídua nas festas que organizo cá por casa. No entanto, por ser uma sobremesa temperamental, tenho sempre algum receio de fazer e correr mal...


Desta vez não quis arriscar e honestamente apeteceu-me variar... Resolvi, por isso, utilizar os mesmos ingredientes, mas fazer uma torta de claras recheada com doce de ovos. E não é que ficou bem!?

_______________________________________________________

Torta de claras com doce de ovos

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:

- 6 ovos

- 1 colher de sopa de farinha

- 125 gr + 70 gr de açúcar

- 1 pitada de sal

- 65 gr de água

- 2 colheres de sopa de amêndoa laminada


Preparação:

No copo limpo da Bimby coloque a água e 125 gr de açúcar e programe 25 minutos, varoma, velocidade 1. Retire o copo da base e deixe a temperatura baixar até aos 60 graus. Corte as gemas com uma faca e passe por um passador de rede. Deite um pouco de calda de açúcar e mexa bem. Coloque a borboleta no copo e programe 7 minutos, 100 graus, velocidade 1 e adicione pelo bocal da tampa as gemas em fio. No fim do tempo verifique se engrossaram o sufiente e se necessário coloque mais tempo. Deixe arrefecer.

Pese o açúcar (70 gr) e reserve. Coloque no copo a borboleta. Junte as claras e o sal. Programe 6 minutos velocidade 3 1/2. Junte 70 gr de açucar, lentamente, através do bocal da tampa. Entretanto, pré-aqueça o forno a 180 graus e forre um tabuleiro 20x28 cm com papel vegetal e barre com manteiga.

Junte a colher de farinha às claras, envolvendo sem bater. Deite este preparado no tabuleiro e leve ao forno por 8 minutos.

Desenforme a torta em cima de um pano, recheie com metade do doce de ovos e enrole. Deixe arrefecer.

Sirva com o restante doce de ovos por cima e a amêndoa laminada torrada (coloque numa frigideira uns minutos, virando para torrar uniformemente).


Alternativa de preparação:

Coloque 125 gr de açúcar com a água num tacho. Deixe ferver cerca de 3 minutos. Fora do lume junte as gemas (previamente batidas) em fio mexendo energicamente. Passe a mistura num passador de rede e leve novamente ao lume a engrossar em lume brando, sem parar de mexer. Deixe arrefecer.

Entretanto pré-aqueça o forno a 180 graus e forre um tabuleiro 20x28 cm com papel vegetal e barre com manteiga. Bate as claras em castelo e aos pouco junte 70 gr de açúcar. No final adicione uma colher de sopa de farinha envolvendo, sem bater. Deite as claras no tabuleiro e leve ao forno por 8 minutos.

Desenforme a torta em cima de um pano, recheie com metade do doce de ovos e enrole. Deixe arrefecer.

Sirva com o restante doce de ovos por cima e a amêndoa laminada torrada (coloque numa frigideira uns minutos, virando para torrar uniformemente).


Nota: pode fazer esta torta para fazer um aproveitamento de claras. Em vez de rechear com doce de ovos, pode rechear com lemon curd ou uma compota/doce ou fazer um creme de baunilha.

___________________________________________________

A receita da torta foi inspirada no livro 'Massas e Doces' da Bimby e o doce de ovos no livro 'Do convento para a Bimby'.

___________________________________________________

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário