quarta-feira, 18 de abril de 2012

Um bolo a terminar a noite.

Para jantar fiz abóboras recheadas com bacalhau, receita do livro 'Velocidade Colher' da Susana Gomes. Tornou-se uma receita habitual cá em casa, assim como as caixinhas com restos de abóbora cozida que se amontoam no congelador.

Assim que coloquei as abóboras recheadas no forno, percebi que tinha 20 minutos para arranjar um destino doce para o resto de abóbora cozida!

E assim nasceu este bolo... Não sobrou uma migalha para contar história de manhã...

_____________________________________

Bolo de abóbora, noz e laranja


Ingredientes:

- 100 gr de miolo de noz

- 100 gr de farinha com fermento para bolos

- 160 gr de açúcar amarelo

- casca de 1 laranja (sem parte branca)

- 4 ovos L

- 50 gr de azeite

- 1 colher de chá de bicabornato de sódio

- 1 colher de chá de fermento para bolos

- 1 colher de chá de canela

- 240 gr de abóbora cozida

- 35 gr de sumo de laranja

- manteiga e farinha qb para barrar forma

- açúcar em pó qb para polvilhar


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Coloque o miolo de noz no copo da Bimby e moa 5 segundos, velocidade 8. Reserve. Retire a casca à laranja com um descascador de batatas sem chegar à parte branca. Coloque a casca no copo e adicione o açúcar amarelo. Pulverize 5 segundos, velocidade 8. Junte os ovos e o azeite. Programe 2 minutos, velocidade 3 e 1/2. Junte o bicarbonato, o fermento, a canela, a farinha, a noz moída, a abóbora e o sumo de laranja e programe 30 segundos, velocidade 3.

Barre uma forma de buraco com manteiga e polvilhe com farinha. Leve o bolo ao forno por 40 minutos. Faça o teste do palito. Se ainda tiver húmido, programe um pouco mais de tempo.


Alternativa de preparação:

Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Moa o miolo de noz até ficar em pó (1-2-3 ou outro robot de cozinha). Reserve. Coloque a raspa de uma num recipiente e junte o açúcar amarelo, os ovos e o azeite. Bata uns minutos com uma batedeira até obter um creme homogéneo. Junte o bicarbonato, o fermento, a canela, a farinha, a noz moída, a abóbora e o sumo de laranja e volte a bater mais um pouco só para ligar os ingredientes.

Barre uma forma de buraco com manteiga e polvilhe com farinha. Leve o bolo ao forno por 40 minutos. Faça o teste do palito. Se ainda tiver húmido, programe um pouco mais de tempo.

_____________________________________

4 comentários:

  1. Que bom que as abóboras abriram caminho a mais coisas boas!
    O bolo está mesmo com uma cara boa: deliciosa. :))
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. As abóboras fazem-se pelo menos uma vez por semana cá por casa! Entretanto já passei a receia no trabalho, pelo que há a meninas da mesma brigada da marmita a que pertenço, que também já trazem as abóboras recheadas!!! sem duvida que abriram o arminho a coisas muito boas :-)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! Este bolo é um verdadeiro momento Zen; a oportunidade de "aboborar" num mundo de marmitas, microondas e correrias sem fim.

    Manuela

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Manuela! Fico contente que tenhas ficado fã!

    ResponderEliminar