segunda-feira, 9 de abril de 2012

A simplicidade de um arroz doce...

A sobremesa preferida do meu pai é o arroz doce. Principalmente o arroz doce da minha avó Urbana. Um arroz doce bem cremoso, daqueles que escorre pele colher.


Cá por casa também gostamos muito de arroz doce, especialmente quente, acabado de fazer. O Mário faz esta sobremesa muito bem e talvez por isso não tenha ainda pedido à minha avó a receita dela. Ficará, com certeza, para uma próxima oportunidade.


Deixo-vos a receita que o Mário utilizou nesta Páscoa e que resulta muito bem. Sim porque cá por casa o 'sous-chef' também cozinha e tem muitas receitas boas que fazem parte do nosso espólio culinário familiar.

__________________________________________________

Arroz doce cremoso

[serve 4 pessas]

Ingredientes:

- 250 gr de arroz carolino

- 250 gr de açúcar

- 0,5 l de água (só utilizo quando faço sem Bimby)

- 1 pau de canela

- 4 cascas de limão (só a parte amarela)

- 1 litro de leite gordo

- canela em pó qb

- sal qb


Preparação:

Coloque no copo o arroz, sal qb, o leite, as cascas de limão e o pau de canela. Programe 15 minutos, 90 graus, velocidade colher inversa. Findo o tempo envolva com a espátula e programe mais 25 minutos, 90 graus, velocidade colher inversa. Junte o açúcar no fim do tempo e programe 10 minutos, 90 graus, velocidade 1 1/2, colher inversa. Retire a casca de limão e o pau de canela e deite numa travessa funda. Deixe arrefecer e polvilhe com canela em pó.

Alternativa de preparação:

Leve ao lume a água com um pouco de sal. Assim que ferva, junte o arroz lavado e cozinhe até a água desaparecer. Junte o açúcar, o pau de canela e as cascas de limão. Regue com o leite. Cozinhe em lume brando e vá mexendo para não pegar no fundo. O arroz deve ficar cremoso. Retire a casca de limão e o pau de canela e deite numa travessa funda. Deixe arrefecer e polvilhe com canela em pó.

_________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário