sábado, 14 de abril de 2012

Partilha de receitas... E mais um caril...

Aqui no escritório não há conversa que não vá parar à Bimby... Há até reuniões que começam sempre com uma troca de impressões ou mesmo receitas! Enquanto não há quórum falam-se das vantagens, das novas experiências, daquela colega que é bimbólica, enfim... Quem diria que era uma das maiores criticas deste aparelho e hoje chego a fazer bolos para trazer para o trabalho para converter os anti-Bimby! Não que ganhe algo com isso, porque não sou agente, mas porque ACREDITO, com todos as células do meu corpo, que é um aparelho fenomenal...

Sabem o que se diz dos Ipad's actualmente??? Que são a Bimby da informática! Há lá comparativo/elogio melhor???

Pois um dia destes, na troca de receitas com um amigo não bimbólico, prontifiquei-me a converter para linguagem Bimby uma receita que fazia com algum sucesso lá por casa... Como era um prato de caril não hesitei...

Esta receita faz-se hoje inúmeras vezes cá por casa... Fez sucesso e inclusive foi publicada na revista Publica do jornal Publico! E tudo porque o meu amigo Zé R. foi um querido em partilhá-la comigo! Obrigado Zé e espero que, agora bimbólico, a faças na Bimby.

_______________________________________________

Caril de lulas à moda do Zé

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:

- uma maçã reineta sem casca e sem caroços

- sumo de limão qb

- 1 cebola

- 2 dentes de alho

- 25 gr de azeite

- 1 colher sopa polpa de tomate

- sal qb

- 1 1/2 colher de chá de caril

- 1 1/2 colher de chá de garam massala

- 1 kg de lulas (congeladas, cerca de 2 kg)

- 300 gr de leite de coco

- 2 colheres de sopa de coco ralado

- salsa e coentros picados qb


Preparação:

Coloque a maçã cortada em gomos no copo da Bimby e programe 4 segundos, velocidade 4. Reserve envolta em sumo de limão para não oxidar.

Coloque a cebola, o alho e o azeite no copo e programe 5 segundos, velocidade 5. Baixe os resíduos nas paredes do copo e programe 10 minutos, varoma, velocidade 1. Adicione a polpa de tomate, o sal (cerca de 1 colher de sopa rasa), o caril e o garam massala. Programe 2 minutos, varoma, velocidade 1 para libertar o aroma das especiarias.

Adicione as lulas limpas e cortada em rodelas, o leite de coco e a maçã e programe 28 minutos, 100 graus, velocidade colher inversa. No fim do tempo rectifique temperos e verifique se as lulas estão cozinhadas. Se necessário programe mais tempo.

Junte o coco ralado e programe 2 minutos, varoma, velocidade colher inversa.

Sirva com salsa e coentros picados e arroz basmati soltinho...


Alternativa de preparação:

Pique a cebola e o alho para um tacho e junte o azeite. Refogue até a cebola ficar translúcida. Adicione a polpa de tomate, o sal (cerca de 1 colher de sopa rasa), o caril e o garam massala. Deixe cozinhar uns minutos só para libertar o aroma das especiarias.

Adicione as lulas limpas e cortada em rodelas, o leite de coco e a maçã ralada e deixe cozinhar. No fim do tempo rectifique temperos e verifique se as lulas estão cozinhadas. Se necessário deixe cozinhar/apurar um pouco mais (se ficar sem líquido pode adicionar um pouco de natas de soja).

Junte o coco ralado e desligue o lume.

Sirva com salsa e coentros picados e arroz basmati soltinho...

_______________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário