quarta-feira, 11 de abril de 2012

Há tentações... E tentações...

Quando vi a receita de pão de ló de chocolate na revista Bimby de Novembro de 2011, lembrei-me da desilusão que senti quando provei pela primeira vez o pão de ló de chocolate de Óbidos. Não sei bem porquê mas esperava algo mais avassalador... Talvez pelas expectativas que criei, achei inferior ao pão de ló normal, o que é por si só um sentimento depreciativo... Em minha defesa, ou em defesa do pão de ló, há a considerar o facto de ser viciada em chocolate, não há um dia que passe sem ele. Talvez, em parte, também justifique a minha desilusão...

Seja como for, esta foi uma receita para a qual não olhei segunda vez... Até que a minha amiga Ana R. me falou tão bem dela e do sucesso que tinha feito lá por casa... E confesso que fiquei curiosa.

Achei que a Páscoa seria uma excelente oportunidade para testar esta receita. E não me enganei. Fez sucesso e eu mudei de ideias. Fiquei fã da textura, da suavidade do interior a contrastar com a firmeza subtil do exterior... É uma daquelas tentações [im]própria para viciados em chocolate!

______________________________________________

Pão de ló de chocolate


Ingredientes:

- 100 gr de farinha branca de neve super fina

- 1 colher de chá de fermento para bolos

- 4 ovos

- 8 gemas

- 250 gr de açúcar

- 40 gr de chocolate com 75% cacau

- 1 colher de café de baunilha em pó


Preparação:

Coloque o chocolate no copo e pulverize (5 segundos, velocidade 8). Pese a farinha e reserve. Coloque a borboleta no copo e adicione os ovos, as gemas e o açúcar e programe 6 minutos, 37 graus, velocidade 4. Programe mais 6 minutos, velocidade 4.

Pré-aqueça o forno a 180 graus e forre uma forma redonda, sem buraco, com papel vegetal untado com manteiga. Reserve.

Adicione a farinha, o fermento, o chocolate em pó e a baunilha e envolva 15 segundos, velocidade 3. Deite o preparado na forma e leve ao forno cerca de 20 minutos. Deve ficar mal cozido no interior.


Alternativa de preparação:

Na 1-2-3 ou num outro robot de cozinha pique o chocolate (em alternativa pode utilizar chocolate em pó ou cacau em pó como na receita original) e reserve. Bata os ovos, as gemas e o açúcar por 10 minutos, ou até obter um creme alto e fofo.

Pré-aqueça o forno a 180 graus e forre uma forma redonda, sem buraco, com papel vegetal untado com manteiga. Reserve.

Adicione a farinha, o fermento, o chocolate em pó e a baunilha e envolva, sem bater, de baixo para cima. Deite o preparado na forma e leve ao forno cerca de 20 minutos. Deve ficar mal cozido no interior.

___________________________________________

Esta receita teve por base a receita de pão de ló de chocolate da revista Bimby de Novembro de 2011.

______________________________________

 

 

4 comentários:

  1. Adorooo!! :) gd bj e parabens pelo site Sonia!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Ana. Pela recomendação e pela força!

    ResponderEliminar
  3. Tem um aspeto delicioso.... Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Verinha! É realmente muito bom. Fez sucesso no almoço de Páscoa! Tenho de fazer para vocês também!

      Eliminar