sexta-feira, 13 de abril de 2012

Há quanto tempo...

Quem me conhece sabe que não morro de amores por carne... Há até uma fase da minha vida em que tive uma alimentação quase ovo-lacto-vegetariana... Quase, porque não resisto ao peixe!

Ainda assim, há pequenos pecados da carne de que gosto e sempre gostei... Por exemplo, croquetes! Mas a minha dificuldade em comer carne é tão grande que há mais de 20 anos que não comia um! Sabem aquela sensação de não sabermos o que está escondido por baixo de tão singelo acepipe??? Sensação suficiente para enrolar o estômago e não permitir à boca trincar um único que seja?!?!? Tem sido esta a minha relação com os croquetes...

Um dia a rever as receitas do livro base da Bimby dei de caras com a receita de croquetes! Pedi ao Mário para ir ao talho e pedir ao Sr. João a melhor carne que lá tivesse. Sem nenhum vestígio de gordura, como sempre, sem nervos ou qualquer objecto não identificado! Só assim conseguiria comer croquetes sem repulsa ou quaisquer dúvidas sobre o conteúdo!

Bemmmmmm! Delirei! Rápido de fazer, receita aprovadissima e deliciosa! Será das poucas receitas que não saberei sugerir uma alternativa de preparação (sem bimby). Se nao tivesse Bimby, acho que seria capaz de comprar uma, só para fazer esta receita! Experimentem! É uma óptima receita, que pode ser congelada e é só fritar quando lhe apetecer!

___________________________________________

Croquetes

[rendeu 32 unidades]

Ingredientes:

- 1 cebola

- 3 dentes de alho

- 2 cenouras

- 150 gr de tomate

- 30 gr de azeite

- 500 gr de carne de vaca para estufar

- 500 gr de carne de porco para estufar

- 100 gr de chouriço

- sal qb

- 2 ovos para panar

- pão ralado qb

Para o bachamel:

- 600 gr de leite

- 200 gr de farinha

- 50 gr de manteiga


Preparação:

Coloque no copo da Bimby a cebola, os dentes de alho, a cenoura e o azeite e programe 5 segundos, velocidade 5. Baixe o que ficou nas paredes do copo e programe 5 minutos, varoma, velocidade 1. Adicione a carne cortada em cubos e programe 15 minutos, 100 graus, velocidade 1. Coe o líquido com o auxilio do cesto e deixe arrefecer a carne. Junte o chouriço e triture tudo 20 segundos, velocidade 8. Reserve.

Sem ser necessário lavar o copo prepare o bechamel. Junte o leite (na receita original o bechamel é feito com o molho que retirou da carne e completo com o remanescente em leite até perfazer 600 gr) com a farinha, manteiga e temperos (sal, pimenta, noz moscada, etc). Programe 8 minutos, 90 graus, velocidade 4.

Junte o bachamel à carne reservada e misture bem. Deixe arrefecer.

Molde croquetes ou bolinhas, passe pelo ovo e de seguida pelo pão ralado. Frite ou congele.

___________________________________________

Receita retirada do livro "As Receitas Essenciais" da Bimby.

___________________________________________

2 comentários:

  1. olá!

    ai que maravilha... ainda no outro dia fiz, mas os teus tão maravilhosos!
    bjs
    margarida

    ResponderEliminar
  2. É uma receita fantástica! Um beijinho Margarida.

    ResponderEliminar