terça-feira, 17 de abril de 2012

Favas contadas...

As bancas de legumes na praça foram inundadas por favas! Algumas ainda dentro da vagem, outras já prontas em sacos, para responder a todo o tipo de procura! Já me tinha questionado quando é que iriam aparecer à venda. Nos pedaços de terra disponíveis ao longo das estradas, há muito que já tinha visto os favais em flor...

Fez-me recordar da minha infância... De quando a Bia me punha a descascar as vagens de ervilhas e de favas para me entreter... A Bia era a senhora que tomava conta de mim e do meu irmão... Era uma cozinheira de mão cheia. Eu adorava a tarefa, sentia-me mais crescida e útil, do cimo dos meus 5 anos. E assim passava o tempo...

Hoje em dia já se pode comer favas o ano inteiro... Há produtos congelados bastante bons e a um preço simpático. Mas não resisti à tentação de comprar, na banca do costume, aquelas vagens verde escuro... Podia ter comprado já descascadas, mas já que tinha resolvido comprar favas frescas, quis-me sentir o mais próximo da natureza que me era possível! Mais só colhendo-as!

__________________________________________

Favas com ovos escalfados

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:

- 2 kg de favas em vagem (rendeu 700 gr de favas descascadas)

- 1 cebola

- 2 dentes de alho

- 1 folha de louro

- azeite qb

- sal qb

- 250 gr de carne de porco (pode ser entrecosto)

- 1 farinheira

- 8 rodelas de chouriço (usei alentejano de porco preto)

- 4 ovos

- 100 ml de vinho branco

- 3 tomates médios

- 3 colheres de sopa de polpa de tomate

- coentros qb


Preparação:

Faça um refogado com a cebola e com o alho cortado fino, o azeite e o louro. Quando a cebola estiver translúcida, junte o tomate cortado em pedaços pequenos e a polpa. Deixe cozinhar cerca de 2 minutos. Coloque as favas, a carne e o chouriço e deixe cozer (cerca de 35 minutos).

À parte coza a farinheira num tacho com água. À medida que vai secando a água no tacho das favas, junte água de cozedura da farinheira. Quando as favas estiverem cozidas, junte os ovos e deixe escalfar (cerca de 8 minutos). Rectifique os temperos. Corte a farinheira e junte no tacho já com o lume desligado. Sirva quente polvilhado com coentros.

_________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário