terça-feira, 10 de abril de 2012

Fatias de Cá...

Aqui há uns anos atrás (em 2007) assisti a uma peça de teatro fantástica. Daquele tipo de eventos que nos surpreendem pela positiva, pela originalidade da ideia. A peça chama-se "Nome da Rosa" e o palco é o Convento de Cristo em Tomar e é uma organização da Fatias de Cá. A peça dura quase 5 horas (sim é verdade, mas não se dá por ela) e durante a qual existem 7 momentos de refeição. É um projecto muito bem conseguido e apesar de não recomendar a visita no Inverno, é algo que todos deveriam fazer pelo menos uma vez, com temperaturas mais amenas.

Numa das refeições, serviram-nos um arroz de frango no forno fabuloso... Até hoje recordo o paladar daquela refeição comida com colher de pau, naquele cenário conventual... Fabuloso!

Claro está que assim que pude tentei replicar esta receita aqui por casa... Até porque não gostando de arroz de pato, esta é sem duvida uma opção muito saborosa e económica. Cá por casa colhe a preferência da mina filhota.

_________________________________________________________

Arroz de frango no forno

[serve 6 pessoas]

Ingredientes:

- 1 frango do campo cortado para estufar, sem pele

- 300 gr de arroz agulha

- 200 ml de vinho branco

- 3 colheres de chá de açafrão

- 2 cebolas médias

- 4 dentes de alho

- 2 folhas de louro

- 4 cravos cabecinha

- uma colher de chá de pimenta em grão

- água qb

- sal qb

- azeite qb

- 6 fatias de bacon

- 6 rodelas de chouriço

Preparação:

Coloque num tacho o frango, o vinho, o açafrão, uma cebola e dois dentes de alho, o louro e restantes temperos. Junte água até cobrir o frango em três dedos. Junte o chouriço e o bacon.

Depois de cozido o frango, desfie e reserve. Coe o caldo e reserve.

Pré-aqueça o forno a 200 graus.

Faça um refogado com uma cebola, dois dentes de alho e azeite. Quando a cebola estiver translúcida junte o arroz lavado e 600 gr do líquido da cozedura que reservou (utilizei uma medida e meia de arroz para 3 medidas de líquido, sendo que a medida tem capacidade de 200 gr). Junte o frango reservado (se preferir, não junte a carne e faça camadas alternadas de arroz e frango quando levar ao forno). Deixe cozinhar apenas 5 minutos. Leve ao forno num tabuleiro de barro até secar o líquido e terminar de cozer, com o bacon e o chouriço por cima (cerca de 10 minuto deve ser suficiente).

_________________________________________________________

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário