quinta-feira, 26 de abril de 2012

Comida de conforto...

Para mim, a comida é muito mais do que simples comida... É muitas vezes uma forma de recordar pessoas, momentos ou locais... Para mim, há iguarias que me fazem levitar, me aquecem a alma, me dão conforto ou simplesmente me transportam ao passado, a datas recônditas da minha existência, a momentos onde me sinto bem.Hoje trago um prato da minha infância, daqueles que considero de conforto e que faço quando não sei o que fazer, ou quando tenho pouco tempo...Quando era criança recordo-me de falar com algumas amigas sobre este prato e nenhuma delas alguma vez o ter provado. "Esparguete com bacalhau??? Arroz com bacalhau conheço, agora esparguete com bacalhau é muito estranho..." Para mim era um manjar celestial! O topo dos topos, só ultrapassado pelo arroz de atum, que numa próxima oportunidade colocarei aqui... Claro está que o trouxe comigo quando comecei a cozinhar e é um dos pratos que mais vezes faço lá por casa. Até a minha Joaninha, avessa ao peixe, come! Ontem o bacalhau à brás transformou-se em esparguete com bacalhau, já que não tinha batata palha em casa. Fiquei contente... Soube-me a memórias... Soube-me a conforto...

___________________________________________



Esparguete com Bacalhau

[serve 3 pessoas]

Ingredientes:

- 1 cebola média

- 2 dentes de alho

- 1 folha de louro

- azeite qb

- 350 gr de bacalhau desfiado (pode usar paloco)

- 250 gr de tomate maduro (peso da polpa já sem pele e sementes)

- 5 colheres de sopa de polpa de tomate de compra

- 1,25 L de água

- 400 gr de esparguete integral (uso marca Cem Porcento)

- sal qb

- salsa qb



Preparação:

Coloque o alho, a cebola no copo e pique 5 seg/vel 5. Com a espátula, faça descer os resíduos para o fundo do copo, junte o azeite e programe 5 min/ Varoma/vel 1. Junte o tomate e a polpa de tomate e programe 2 min/Varoma/vel 1. Findo o tempo pique 10 seg/vel 5. Junte a água e programe 8 min/100º/vel 2. Junte a esparguete pelo bocal e programe 10 m/100º/colher inversa. Quando faltar 2 minutos para o final do tempo prove e verifique se necessita sal e adicione caso seja necessário e junte o bacalhau e a salsa picada não muito fina pelo bocal.


Alternativa de Preparação:

Pique a cebola e o alho miudinhos e refogue com um fio de azeite e a folha de louro. Junte o tomate picadinho e a polpa de tomate de compra (para dar cor). Deixe apurar um pouco. Junte a água e deixe ferver (em alternativa pode ferver a água num fervedor eléctrico e juntá-la à panela, para acelerar o processo). Quando levantar fervura, adicione o bacalhau desfiado e o esparguete. Deixe cozinhar 10 minutos. Rectifique temperos (eu não juntei sal porque o bacalhau era um pouco salgado). Deve ficar com caldinho. Junte salsa picada e sirva quente.

___________________________________________

 

Sem comentários:

Enviar um comentário