sábado, 7 de abril de 2012

Bôla de carnes... Receita de família.

Existem inúmeras formas conhecidas de se fazer bôla de carnes... Mas para mim, a única que ouso colocar na mesa de Páscoa, é a que me foi "passada" pela minha avó. Claro está que como não há um livro de receitas onde estes tesouros históricos de família estejam guardados, digamos que nos últimos anos tive de aperfeiçoar melhor as quantidades poucos precisas de quem faz a mesma receita há anos e onde as medidas são sempre a olho :-). Este ano ficou deliciosa...

_________________________________________________________

Bôla de carnes da avó Urbana

[dá 2 tabuleiros, serve cerca de 12 pessoas]


Ingredientes para a massa:

- 1,100 kg de farinha com fermento

- 10 ovos (tamanho L)

- 50 gr de fermento de padeiro

- 10 gr de sal

- 30 gr de azeite

- 1 colher de sopa de aguardente

Ingredientes para o recheio:

- 1 frango do campo (sem pele, cortado para estufar)

- 1 cebola

- 2 dentes de alho

- 4 tomates

- 2 colheres de sopa de polpa de tomate

- 100 ml de vinho branco

- azeite qb

- sal qb

- meia malagueta (opcional)

- 300 gr de bacon fatiado

- 300 gr de chourição

- 1 ovo (para pincelar)


Preparação:

Coloque os ovos, o fermento, o sal, o azeite e a aguardente no copo da Bimby e programe 1 minuto, velocidade 3. Junte a farinha e programe 3 minutos, velocidade espiga. (a minha Bimby reclamou um pouco, aconselho a fazerem metade da receita de cada vez). Coloque num alguidar a levedar até quadruplicar de tamanho (cerca de duas horas).

Não utilizando Bimby, coloque a farinha numa superfície limpa e abra um buraco onde deve colocar os restantes ingredientes (dilua o fermento na aguardente). Amasse bem até que a massa não agarre nos dedos e coloque a levedar.








Entretanto prepare o recheio, faça um refogado com a cebola, o alho e o azeite. Quando a cebola estiver translúcida junte a polpa de tomate, o tomate sem casca cortado em pedaços pequenos, o frango, a malagueta e o vinho. Tempere de sal. Deixe estufar em lume brando por 30 minutos. O molho deve ficar apurado, se não ficar, retire o frango, e deixe reduzir o molho mais uns minutos. Desfie o frango e deixe arrefecer. Junte-lhe o molho.

Unte dois tabuleiros 30x30 com manteiga e polvilhe com farinha. Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Divida a massa levedada em quatro partes iguais. Tenda uma das partes e coloque no fundo de um dos tabuleiros. Disponha fatias de bacon de forma a tapar a massa. Coloque metade do frango desfiado e por cima rodelas de chourição até cobrir totalmente. Tenda mais uma parte da massa e cubra o recheio. Pincele com uma gema de ovo misturada com metade da clara. Faça de forma igual no segundo tabuleiro.

Leve ao forno cada um dos tabuleiros por 20 minutos a 180 graus.

Deixe arrefecer antes de cortar.


Nota: esta receita pode ser congelada. Corte em quadrados e enrole em prata. Vá tirando porções individuais à medida que for precisando.

_________________________________________________________

 

 

2 comentários:

  1. Parabéns !!!!
    Está com muito bom aspecto.
    Deve estar deliciosa.
    Para avaliação final impunha-se uma fatiazinha.
    Talvez amanhã.
    LFR

    ResponderEliminar
  2. Querido amigo obrigado pelo incentivo! Quando voltar a fazer, levo-te uma fatia! Beijos grandes

    ResponderEliminar