sábado, 31 de março de 2012

Compras Hipermercado vs Praça

Um outro local onde deixamos grande parte do nosso orçamento familiar é nas grandes superfícies... A facilidade de comprarmos quase tudo num só espaço é tentadora nos dias de correria. Mas nem sempre é a opção mais barata.

Depois de folhear uma edição do ano de 2011 da revista Time Out, cujo tema eram as praças lisboetas, não resisti a visitar todas elas... Encontrei algumas verdadeiramente caras, daquelas cujos preços são superiores ou idênticos aos dos hipermercados. Mas a última que visitei foi uma enorme surpresa: a Praça de Benfica! Nunca na minha vida comprei maçãs a 0,50 € num hipermercado! E por ali os legumes não nascem em sacos já pré-lavados e pronto a usar. Pode ser uma desvantagem, mas são significativamente em maior quantidade e qualidade, a um preço 3 vezes mais barato.

Claro que vou ao hipermercado... comprar detergentes, produtos de higiene, leite e outro géneros alimentícios. Mas frutas e legumes só em último caso.

A sugestão que deixo é que pesquisem nas vossas áreas de residência por praças ou locais onde se vendam produtos frescos. Haverá uma enorme variedade, a preços mais baixos. Claro que há um preço a pagar - haverá maior incidência de produtos sazonais e as frutas e legumes não têm aquele aspecto vidrado que parece dizer 'leva-me para casa'. Mas são indubitavelmente mais saborosos... Ficamos com a sensação que foram acabados de colher.

A minha mãe costuma dizer: "poupas de um lado e roubam-te no outro. Aldrabam-te na balança!" Até hoje não me aconteceu (pelo menos nas vezes que verifiquei os pesos em casa). E sem dúvida que mesmo que me aldrabem no peso, o preço ainda assim compensa.

Sem comentários:

Enviar um comentário