domingo, 25 de março de 2012

Com o início da Primavera... O início de uma aventura...

Esta é a primeira receita que carrego no meu blog... Uma receita que fiz em jeito de despedida do Inverno, com as batatas doces que ainda por aqui andavam na fruteira. Inicialmente o destino eram umas bolachas fantásticas de batata doce que vi no site flagrantedelicia.com. Mas rapidamente desisti... A um domingo à noite, véspera de dia de trabalho, a última coisa que me apetecia era estar ao lume á espera do ponto de açúcar...

E foi assim que nasceu esta receita... De uma vontade alucinante de comer doces, da necessidade de gastar batatas doces que tinha já cozido para as ditas bolachas e da preguiça de domingo à noite...

E muitas vezes é quanto basta para sermos criativos e utilizarmos as ferramentas que temos à mão - no meu caso a minha Bimby!

__________________________________________




Toucinho do Céu de Batata Doce

Ingredientes:

- 500 gr de batata doce
- 150 gr de amêndoa sem pele
- 2 ovos
- 60 gr de azeite
- 1 colher de sopa de água
- 100 gr de açúcar refinado
- 100 gr de açúcar amarelo
- 30 gr de farinha

Preparação
:

Coloque a batata doce a cozer e tire a pele depois de fria. Numa tigela esmague grosseiramente com um garfo.

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma rectangular ou circular sem buraco com manteiga e polvilhe com farinha.

Coloque a amêndoa no copo da Bimby e programe 10 segundos velocidade 8. O bolo vai ficar com um pouco de textura. Se preferir não sentir tanto a amêndoa, pode programar mais uns segundos.

Junte à amêndoa os ovos, o azeite e a colher de sopa de água e programe 3 minutos, 37º velocidade 3. Findo o tempo adicione os açúcares e programe mais 1 minuto, velocidade 3. Junte a batata doce reservada e a farinha e programe 20 segundos, velocidade 3.

Coloque na forma previamente untada e leve ao forno por 30 minutos.


Alternativa de Preparação
:

Quem não tiver Bimby faça da seguinte forma: moa a gosto a amêndoa num robot de cozinha. Numa tigela misture os ovos, a colher de sopa de água e o azeite. Junte a batata doce esmagada grosseiramente com um garfo e incorpore bem. Misture os ingrediente sólidos - açúcares, farinha e amêndoa moída e junte aos poucos, incorporando, no preparado anterior. Quando a massa estiver homogénea coloque na forma untada e leve ao forno.


O bolo é suposto ficar com uma textura húmida, tipo toucinho do céu.

__________________________________________




 

 

 

4 comentários:

  1. Sónia, e agora que deste o pontapé de saída, espero que tenhas muitas pedrinhas de sal para ir partilhando.
    Parabéns! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Tu realmente és uma verdadeira SURPRESA!!!!!! E assim se faz uma Excelente CHEFE!!! Continua Amiga pois Pedra E Sal estão sempre em sintonia ;-)

    ResponderEliminar
  3. Olha para ser a primeira receita, parece de um Chef! Tu de certeza que ainda nao viste a minha... A minha 1ª receita nao é má, o que esta mesmo horrivel são as fotos!
    Quando conheci o teu blog, já levavas a costas muitos meses e muitas experiencias, que me deixaram apaixonada!!
    Espero continuar por aqui nos proximos anos!!
    Um beijinho grande,
    Mena.

    PS - Adorei o bolo, como não!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por falar em fotos... Quase nao sobrava nada para fotografar este primeiro bolo... As fotos nao fazem jus ao bolo que é realmente fantástico... Apesar da falta de comentários, houve amigos que o experimentaram e adoraram! Obrigado Mena por estares desse lado... É em comentários como os teus, sempre presentes, que diariamente vou buscando a energia para continuar, contra a falta de tempo... Um beijinho grande e para o ano cá estaremos nos a comemorar dois aninhos :-)

      Eliminar